À flor da pele

 

“Eu estou tão cansado

Mas não dá para dizer

Que não acredito mais em você

. . . mas vou tomar

Aquele velho navio. . .”

                                           Zeca Baleiro

    Emoção, este sentimento oposto à razão faz aflorar aqueles sentimentos que temos no peito, sim, eles não vêm do nada. Antes deles temos nossas vivências, nossa história, valores e princípios, tudo o que construímos em nossas décadas de vida (para quem já não é mais tão jovem).

    Era o ano de 1988, o presidente do país na época fazia um governo desastroso, viria alguém à sua altura décadas depois, mas não sabia. Desemprego, inflação, ciclo militar chegando ao fim, a democracia batia à porta, a paciência do povo também estava acabando.

    Raimundo Nonato, brasileiro desempregado, tomou uma decisão pra lá de radical, decidiu que iria sequestrar um avião comercial (um 737-300 com mais de 100 passageiros) e jogá-lo em cima do Palácio do Planalto, assim mataria o presidente, abreviaria o restante de seu governo e concluiria sua vingança. A conversa telefônica com a mãe antes do embarque sugeria que era uma missão kamikaze, não tinha nada a temer além do medo. Como diria o garrincha: só faltava combinar com os russos. Um destes foi o corajoso piloto Fernando Murilo que soube levar na conversa o aprendiz de terrorista, desviou de Brasília e pousou em Goiânia com segurança.

    Esta história verídica filmada pelo diretor Marcus Baldini (na época do evento era um bebê), está em cartaz nos cinemas, talvez por ser brasileiro, conhecer histórias deste país e por me emocionar com elas, me impressionei muito, como na música citada no início, fiquei com os nervos à flor da pele, foi muito emocionante.

   Meu filho, de outra geração, talvez não tenha me entendido, da mesma forma que não entende as fortes emoções que sinto quando escuto uma música que fez parte da minha história e que traz fortes emoções. Falta história para estas novas gerações.

Fonte da imagem: depositphotos

Link: <a href="https://depositphotos.com/br/vectors/education.html">Ilustração detalhada do avião - depositphotos.com</a>

Comentários

Postagens mais visitadas