Seu sobrenome tornou-se símbolo de beleza por suas apresentações de dança no palco, estamos nos referindo ao seu período aqui no Brasil, a partir de 1849. De origem Italiana, começou a dançar aos 12 anos ainda adolescente já brilhava nos melhores palcos da Europa.
Veio para o Brasil com seu pai exilados por motivos políticos, a Itália estava vivendo uma efervescência política e para fugir de perseguições, optaram por cruzar o oceano Atlântico, aportando no Rio, onde passa a apresentar-se.
Escandalizou a sociedade carioca de então, escravagista, preconceituosa e conservadora que não admitia seus gostos musicais que compunham uma salada de ritmos musicais de origem afro-brasileiras. Chegava até a dançar com os escravizados, um escândalo.
Por sua postura e suas escolhas sofreu represálias e boicotes, o que a deprimiu e a empurrou para o consumo abusivo de bebida. Voltou à Europa, retornou ao Brasil, morreu pobre e esquecida. Deixou 4 filhos. De sinônimo de beleza seu sobrenome passou a significar bagunça. O sobrenome? Baderna.
Fonte da imagem: Wikipédia
Comentários
Postar um comentário