O dia que o Corinthians correu do Palmeiras

      Dia 21 de junho de 1972, aeroporto de Viracopos em Campinas recebe a delegação do time que acabava de chegar de uma excursão do Oriente Médio, os jogadores descem do avião devidamente uniformizados, um jogador se destaca justamente por não estar. Carregando várias sacolas, trazendo vários presentes para familiares e amigos, vestia um terno vermelho, a calça era marrom e os sapatos nada discretos eram brancos, se não estava elegante ao menos chamou atenção.

      Chamado pela imprensa da época de César maluco, não pelo desfile de moda, mas pela forma espalhafatosa que comemorava seus gols. Participou da fase do Palmeiras em que o time era chamado de Academia, palavra de origem grega com sentido de instituição, de ciência ou de ensino. Isto porque na época o Palmeiras  apresentava um futebol tão bonito e vistoso que se considerava “uma verdadeira aula de futebol” o prazer de assisti-lo, trazendo para o estádio torcedores rivais. Entendo porque meu pai, migrante nordestino apaixonou-se por este time.

      Nesta época o Palmeiras chegou a inacreditáveis quarenta jogos sem perder, havia participado de uma excursão pelo Oriente Médio. Na Turquia, havia ganhado do Galatasaray e do Fenerbahce, neste país o rival estava hospedado no mesmo hotel, os turcos ficaram entusiasmados com a possibilidade de realizarem um clássico do futebol brasileiro e foram procurar o Corinthians que correu na hora, não quis nem saber quanto ganharia. É compreensível não queriam sair de casa para perder tão longe e voltarem envergonhados.

      O Palestra, palavra também de origem grega “local onde se executam exercícios físicos” estava no auge, acredito que o ponto culminante que mostrou toda sua grandeza foi no dia 7/7/1965 na inauguração do Mineirão, eles tinham pressa de formar logo a seleção brasileira que iria jogar com o Uruguai. Adivinhem quem foram os chamados? Disseram Palestra? Está correto, o time completo representou o país de verde e amarelo. O resultado? 3X0 para nós claro.

      Agora estamos de novo no Oriente Médio na expectativa de vitória e conquista de mais um título internacional. Vamos lá Palestra. Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ôôô, o meu porcoôôô, meu único amor...

Será esta estrada o caminho mais rápido até o aeroporto?

 

 

Fonte da imagem: deposiphotos

<a href="https://br.depositphotos.com/stock-photos/fauna-flora.html">Cena rural com campo e casas sob céu azul, Hamar, Hedmark, Noruega - br.depositphotos.com</a>

Comentários