15 minutos

deposiphotos

 
 

      Tempos atrás um artista gráfico americano, Andy Warhol disse uma frase que se tornou célebre: “No futuro, todo mundo será famoso durante quinze minutos”, era uma referência ao consumo desenfreado do sistema capitalista provocado pela presença massiva da propaganda.  O estilo do seu trabalho conhecido como pop art ganhou o mundo.

      Nesta semana um homem, o congolês Moïse Kabamgabe foi cobrar do seu patrão o salário de um trabalho que já havia realizado. A resposta foi uma agressão física cometida por cinco pessoas com direito a todo tipo de violência que resultou em sua morte.

      Trabalho não remunerado é escravidão, abolida há 133 anos no Brasil, quando até aquele momento era legal escravizar africanos para explorá-los de todas as formas possíveis, tanto tempo tendo se passado e ainda hoje existem pessoas com mentalidade escravagista, com direito até sobre a vida e a morte da pessoa.

      Outra frase do artista, esta menos famosa foi: “Dizem que o tempo muda as coisas, mas é você quem tem de mudá-las”. Pois é, se Moïse ganhou sua fama que não durará só quinze minutos, certamente não da forma que ele queria, por outro lado não podemos ficar calados diante de mais um caso de racismo, intolerância e assassinato. A justiça deve ser feita. O que você poderia fazer a respeito?

 

Link da foto: <a href="https://br.depositphotos.com/stock-photos/education.html">Menina americana africana chorando e falando por smartphone isolado no branco - br.depositphotos.com</a>

Comentários