31 de outubro, dia do Saci, existem dois, qual você conhece?


      O nosso personagem (...) ele não é um folclore, ele é uma história viva, que é contada até os dias de hoje”, Olívio Jecupé, professor e escritor indígena de literatura nativa, já publicou 21 livros, falando sobre a história guarani.

      A origem deste personagem é da tradição oral da cultura guarani, o personagem chamado Jaxy Yateré, é indígena, possui as duas pernas e é o protetor da natureza, não é um diabinho arteiro popularizado por Monteiro Lobato há um século.

      Durante os séculos XVI a XVIII quando os africanos eram escravizados, eles passavam a promover atos rebeldes, prejudicando os interesses de seus “donos”, a responsabilidade era creditada ao saci Pererê, um negro sem pernas, com gorro vermelho, que gostava de aprontar.

      Este sincretismo cultural promovido pelos africanos era uma forma de escapar das punições, fundindo uma lenda africana, sem o nome definido, com a lenda indígena, como as línguas eram diferentes e não sabiam pronunciar termos em guarani, o personagem ganhou novo nome.

      Nas comunidades indígenas no Brasil e também no Paraguai onde os Guaranis são mais numerosos, o personagem indígena é conhecido por todos e o outro segue ignorado, porém é popular na cultura dos “brancos”, que curiosamente acontece o inverso, enquanto isso, o Haloween, uma lenda com origem europeia desenvolvida nos EUA, segue sendo comemorada nas escolas.

Fonte: Site Hypeness

 

Comentários