LÍBANO, UM PAÍS MARCADO

    

  No passado foi uma grande civilização, os fenícios, um povo que se notabilizou pelo comércio, já que suas terras montanhosas não eram propícias à agricultura. Dominou o mar Mediterrâneo e fundou cidades nos arredores, mas como outros povos, um dia foi superado por outro mais bem armado, não só militarmente.
      Milhares de anos depois, já no século XX, foi colônia dos franceses, consegui sua independência ainda durante a II Guerra Mundial, conseguiu um desenvolvimento razoável. É uma sociedade bastante dividida no aspecto religioso, com várias denominações religiosas, grande parte de cristãos e muçulmanos.
      Guerra com Israel, guerra civil, não só interromperam seu progresso como também o bem estar e a paz. Esta um artigo de luxo para o povo libanês, que também viveu a sua diáspora, tendo o seu povo se espalhado pelo mundo, o Brasil foi dos povos que mais o acolheu, chegando ao ponto de possuir uma comunidade libanesa maior que a própria população daquele país.
      No momento em que escrevo estas linhas, os libaneses vivem mais uma tragédia. Uma explosão ocorrida no porto de Beirute, causou dezenas de mortes, milhares de feridos e um número bem maior de desabrigados. Tomara que este povo consiga se restabelecer logo e consiga retomar o esplendor do passado.

Comentários